Como montar um cardápio em 5 passos

Como montar um cardápio em 5 passos

Ao montar um cardápio, esteja ciente que ele será uma poderosa ferramenta de marketing para o seu restaurante. O cardápio será a sua saudação de boas-vindas aos clientes. Um bom cardápio consegue despertar o apetite e a curiosidade do cliente, estimular o consumo e facilitar a escolha dos pratos.

Sendo assim, separamos 5 passos importantes para te ajudar a montar um ótimo cardápio. São eles:

1. Não liste os preços

Um erro muito comum ao montar um cardápio é listar o preço dos pratos em formato de coluna, à direita da página, alinhados um abaixo do outro. Desta maneira, o cliente consegue facilmente comparar os preços e optar pelo prato mais barato. O recomendado é colocar o preço de cada prato logo abaixo de sua descrição, evitando a fácil comparação por parte do consumidor.

Outra dica importante é “esconder” os pratos mais comuns e pedidos ao longo do cardápio. Assim, o cliente precisará folhear o cardápio e terá maior chance de conhecer e provar novas opções.

 

2. O layout do cardápio é (muito) importante

O layout é muito importante na construção do seu cardápio. Leve em conta as cores do seu estabelecimento, da sua logomarca e da sua proposta de negócio para montar um cardápio que tenha os mesmos padrões de cores e linguagem. Ou seja, se o restaurante tiver uma proposta mais chique e fina, utilize um layout clássico e prefira cores neutras como o preto e o bege. Contudo, se o restaurante oferece uma proposta de comida saudável, o uso de cores vivas e coloridas se encaixa muito bem com a proposta da casa.

 

3. Atenção às fotos dos pratos

O uso de fotos ilustrativas ao longo do cardápio é uma boa opção para atrair atenção a certos pratos e impulsionar suas vendas, porém fique bastante atento ao selecionar as fotos. Só use fotos que estão realmente bonitas, caso contrário, o efeito será prejuízo e desconfiança em relação à qualidade do seu restaurante.

 

4. Erros de português são inaceitáveis

Tome o cuidado de revisar cuidadosamente todo o cardápio para que nenhum erro ortográfico passe despercebido. Erros de português no cardápio causam a má impressão de que o responsável não dedicou sequer 10 minutos para revisar o texto.

Lembre-se de revisar cuidadosamente seu cardápio a cada alteração e peça para que alguém também o faça. Uma segunda visão pode apontar erros que, por você, passaram batidos.

 

5. Tenha mais versões do seu cardápio

Caso seu estabelecimento funcione em mais de um período (Por exemplo: tarde e noite) e certos pratos são servidos em apenas um dos períodos, ter mais de uma versão evita desapontamentos com pratos indisponíveis. É decepcionante para o cliente decidir a escolha do prato e ouvir do garçom: “Infelizmente, esse prato só é servido à noite”.

Avalie outras variações de cardápio que façam sentido ao seu negócio. Seu restaurante recebe muitos turistas? Tenha uma versão do seu cardápio em outro idioma. É frequentado por muitos idosos? Faça uma versão com fontes maiores para facilitar a leitura.’

Banner Consultoria para Restaurantes


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.