Como montar um prato bem apresentado

Como montar um prato bem apresentado

Um prato bem apresentado visualmente é fundamental para um restaurante de sucesso. Tão importante quanto o sabor, uma composição agradável e atraente é elemento-chave na criação dos pratos, isso porque pratos bem apresentados geram curiosidade e despertam o interesse dos clientes em experimentá-los. Não existe coisa melhor de se ver do que quando um prato sai da cozinha e os clientes olham admirados e pensam: “Uau, esse prato deve estar maravilhoso, na próxima eu vou prova-lo!”.

Como montar o prato da maneira correta

Ao começar a montagem, deve-se primeiro escolher a porcelana adequada ao prato. A porcelana irá variar de acordo com a receita escolhida. Porcelanas largas e inusitadas surpreendem. É preciso que o ingrediente principal tenha destaque na montagem, ficando ligeiramente mais alto do que as guarnições. Os acompanhamentos devem ser cortados de forma uniforme e acompanhando o mesmo padrão. Para finalizar, brotos de ervas são indispensáveis e adicionam um toque de frescor.

A comida deve ter um aspecto natural e fresco. É importante respeitar o formato e tamanho da travessa ou do prato em que será servida a receita escolhida, deixando sempre as bordas livres, centralizada. Optar por guarnições que não sejam do mesmo tom do ingrediente principal acrescenta muito no resultado final. Evite flores de tomate ou vegetais esculpidos, camas de alface, arroz enformado e outras práticas exageradas e ultrapassadas.

Em relação às massas, sirva-as em pratos fundos ou em “bowls”. Para as entradas e saladas,  o ideal é servi-las em pequenos copos, as famosas verrines. Utilize os molhos para embelezar ainda mais o prato, colocando-os em bisnagas, riscando o prato ou pincelando alguns pontos. Ou até mesmo utilizando as costas de uma colher de sopa para “puxá-los”.

Qual é o aumento no custo dos pratos?

Os gastos para produzir um prato bem apresentado são ligeiramente maiores, porém o retorno compensa. Em questão de operação, é importante que os colaboradores da brigada da cozinha passe por um treinamento de montagem com um consultor de restaurantes. Já as ervas, brotos, pimentas, raspas de frutas, entre outros, em sua maioria têm valores relativamente baixos. No final, o acréscimo no custo de cada prato será em torno de 2 a 3%. Um custo baixíssimo em relação ao retorno.

O cliente deve sair do restaurante com a impressão de que o prato escolhido vale mais do que custou.

Cliente satisfeito volta com frequência.

Banner Consultoria para Restaurantes


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.